O Curso de Cura Ascensional ensina-nos a viver em harmonia com a Leis Divinas, não num sentido de alienação espiritual, em que, por vezes, o buscador da verdade tenta negar os fenómenos da própria existência física, argumentando que são fruto de uma espécie de sonho e que um dia acordará deste sonho, podendo testemunhar o real.

Como diz o Caibalion,

“O Domínio não consiste em visões e sonhos anormais, em vida e imaginação fantásticas, mas sim no emprego das forças superiores contra as inferiores, escapando assim das penas dos planos inferiores pela vibração nos superiores.”

Assim, a ascensão não trata de uma fuga à realidade existente mas sim de conhecer as Leis Universais que nos permitem minimizar o nosso sofrimento, auto-imposto pela ignorância dessas mesmas leis.

O Caibalion também nos ensina que, conquanto Deus ou o Todo esteja em nós, nós não somos Deus. Deus está em todas as coisas e todas as coisas carregam o espírito de Deus em si mesmas. No entanto, elas não são Deus. O Universo está contido dentro da Mente do Todo e o Todo está em todo o Universo dado que o Universo é a Sua criação mental e cada criação mental tem a essência do seu criador. Assim o Homem é também criação de Deus e, embora tenha em si mesmo, o espírito de Deus, não é, no entanto, o próprio Deus. Existem dois pontos de vista de análise sobre a questão do Universo ser real ou não.

Do ponto de vista do Todo, isto é, do Absoluto, o Universo é uma criação mental. Do ponto de vista relativo, ou seja, na mais elevada razão do Homem, o Universo é real. Quando alguém atinge a Iluminação, esse alguém não perde a sua individualidade nem se torna o próprio Deus/Todo apesar de a sua mente se ter aproximado muito mais da Mente de Deus/Todo. A evolução é infinita. Ela não cessa com a Iluminação.