Blog

A história de Chujiro Hayashi

Posted by:

Chujiro Hayashi, segundo mestre na linhagem de Usui, nasce em 15 de Setembro de 1880, numa família de posses materiais e influência social.

Médico e comandante da Marinha Imperial Japonesa, conheceu Mikao Usui quando este assistia uma das suas conferências. Após este evento, aprendeu Reiki com Usui e tornou-se um dos seus mais devotos discípulos. Foi formado mestre de Reiki em 1925, tendo sido um dos 17 mestres que Usui formou de entre os seus mais de 2000 alunos. Na sua clínica, localizada em Shinanomachi, passou a incluir o Reiki como forma de tratamento tendo sido a partir de Hayashi, que os pacientes de Reiki passaram a ser tratados em macas ou marquesas, e não mais em cadeiras conforme acontecia até então com Usui.

Ao tratar os pacientes em macas, estes passaram a contar com 2 terapeutas de Reiki em simultâneo, havendo 10 macas disponíveis na clínica de Hayashi, que começou a assumir uma relevância cada vez maior na área de curas de doenças físicas, começando a surgir como alternativa às cirurgias nessa época dado que, o risco de contágio por agentes patogénicos nessas cirurgias era grande, uma vez que só em 1945 se iria descobrir a penicilina.

Por causa da sua formação em Medicina, começou a usar uma abordagem mais terapêutica do Reiki, com um foco maior nas maleitas físicas, ao passo que a forma como o Reiki era ensinado por Usui era mais espiritualizada e mística.

Foi na sua clínica e escola de Reiki – a Hayashi Reiki Kenkyukai – que Hayashi viria a conhecer aquela que viria a nomear como sua sucessora – Hawayo Takata – que o procurou para cuidar de alguns problemas de saúde.

A Hayashi Reiki Kenkyukai actuou com grande sucesso e assumíu grande notoriedade chegando a receber a visita do imperador japonês.

Em 1937, Hayashi viaja ao Hawai, território anexado pelos E.U.A. em 1898, para ministrar o mestrado de Reiki a Hawayo Takata, depositando na sua discípula, grandes esperanças de alargar o conhecimento de Reiki no Ocidente.

Ao regressar, em 1938, os militares japoneses interceptam-no e exigem-lhe informações militares sobre a localização de pontos militares estratégicos dos E.U.A. no Hawai, com a finalidade de os japoneses prepararem um ataque mais eficaz aos E.U.A ao que mestre Hayashi recusará.

Dada a rigidez da cultura japonesa naquela época, e para salvar a honra num país marcadamente nacionalista, restava-lhe apenas praticar o seppuku que consiste num ritual suicida japonês, tradicionalmente reservado aos samurais, que permite assumir uma morte honrada. Praticou o acto em 10 de Maio de 1940, evitando, dessa forma, ter de combater na 2ª Guerra Mundial e tomar parte desse episódio cataclísmico da história da Humanidade.

A sua clínica Hayashi Reiki Kenkyukai foi deixada aos cuidados de sua esposa Chie Hayashi, 7 anos mais jovem, e com a qual teve um filho em 1903 e uma filha em 1910.

A sua esposa foi uma de 13 mestres de Reiki que Hayashi formou, entre eles, Chiyoko Yamaguchi e Hawayo Takata que abriria a sua própria clínica de Reiki no Hawai e se formaria como mestra em 1937.

O legado de Hayashi para o Reiki foi imenso no sentido em que ajudou a sistematizar o seu ensino e aproximou-o de um entendimento mais pragmático com a Medicina.

0

About the Author:

  Artigos relacionados

Add a Comment