A Iniciação à energia da Respiração é cedida pelos Mestres de Luz da estrela Polaris – os Polarianos – a qual confere aos participantes do Curso de Cura Ascensional, a capacidade de usar a respiração como mecanismo de evolução espiritual.
Esta iniciação serve dois propósitos: o primeiro é o de libertar padrões mentais que influenciam a respiração negativamente de várias maneiras. O segundo propósito consiste em permitir o Eu Superior do formando trabalhar a sua respiração com o objetivo de evoluir espiritualmente. Sabemos empiricamente que os nossos pensamentos e emoções afetam directamente a forma como respiramos. Ao praticar um tipo de Yoga, por exemplo o Kundalini Yoga, o qual trabalha com a respiração, aprendemos a libertar diversas emoções e pensamentos nefastos.
Devemos entender que o consciente é governado pelo sistema nervoso central (SNC) enquanto que o inconsciente é governada pelo sistema nervoso autónomo (SNA). Assim sendo, respirar é uma função do SNA, logo é controlada pelo inconsciente. Dado que a respiração é a única função do SNA que podemos interferir e controlar, podemos usá-la como ponte do inconsciente para o consciente.
A Iniciação à energia da Respiração ativa um ponto energético denominado, no Taoísmo, de Almofada de Jade que se localiza numa protuberância no osso occipital. Esse ponto energético controla a respiração e compensa com a sua energia predominantemente Yin o resto do cérebro que tem uma energia predominantemente Yang. Quando este centro energético está ativado, o padrão respiratório varia de forma a adaptar-se à situação que o indivíduo está a experienciar.

Esta iniciação é bastante importante dado que permite que o seu Eu Superior passe a controlar a respiração em diversas situações, especialmente, aquela em que a pessoa esteja a praticar Meditação. Após receberem esta iniciação, os alunos do Curso de Cura Ascensional podem notar ajustamentos do seu padrão respiratório no seu dia-a-dia apesar de que esses ajustamentos se tornam mais perceptíveis durante a meditação. Basicamente, com esta iniciação, os alunos estão a conceder autorização ao seu Eu Superior para que este use a respiração para libertar diversos padrões negativos de pensamento. Tudo o que o formando deverá fazer será simplesmente observar durante a meditação a sua respiração que poderá, por vezes, trazer ao de cima diversas memórias desagradáveis que estavam recalcadas no subconsciente.
O objetivo desta iniciação, à semelhança da Iniciação à energia da Esperança que é dada pelos mestres Arcturianos, é o de possibilitar o desenvolvimento da Consciência do Cristo através de facilitar o acesso a esse estado de consciência através dos padrões respiratórios que lhe estão associados. De igual forma, esta iniciação desenvolve o livre fluxo de energia na zona do chakra do coração.