Tanto na Terapia Multidimensional como na Cura Ascensional, na fase da anamnese, o terapeuta pode lançar mão de várias abordagens para ajudar o seu cliente, nomeadamente, fazendo recursos do seguintes modelos:
Psicologia Behaviourista
O modelo behaviourista, fundado por John B. Watson (1878-1958), centra o seu foco no comportamento publicamente observável do indivíduo, afirmando que esse comportamento é uma resposta (R) a um estímulo (S) anterior (modelo S-R). Dessa forma, o terapeuta irá analisar, com base no diálogo, o comportamento nocivo que o seu cliente demonstra perante uma situação (estímulo) adversa. Dado que o modelo puro behaviourista, em si mesmo, apresenta limitações para explicar todos os comportamentos humanos e suas causas, uma vez que ignora a introspecção como parte essencial do seu método, o terapeuta irá complementar a sua abordagem com outros modelos, nomeadamente, a Psicologia Cognitiva, a Psicologia Humanista e a Psicologia Transpessoal.
Para fazer face às limitações da visão radical da Psicologia Behaviourista, surge o modelo Cognitivo-Comportamental que vai corrigir as falhas do modelo anterior, tornando-se mais abrangente e profundo, uma vez que já considera as variáveis das crenças do indivíduo como agentes de transformação da sua percepção e, por consequência, a sua resposta aos estímulos. A análise, por parte do terapeuta, da forma como o seu cliente capta a realidade e a processa, irá ajudar a determinar as crenças que ele tem envolvidas nesse processo.