Os Corpos Energéticos

Os corpos energéticos assim como o corpo físico, apresentam anatomia, fisiologia e patologia. O corpo energético tem a forma de um corpo e consiste em diversas energias subtis que contornam o corpo físico (chamado de soma) sendo por essa razão que apresentam, aproximadamente a aparência do corpo físico. A nossa aura é um reflexo das energias desses corpos que se projectam para fora e se apresenta como um invólucro luminoso, de forma ovóide, que se pode expandir ou contrair de acordo com as circunstâncias, emoções e pensamentos.
Da mesma forma que as micro-ondas, as ondas de rádio, a electricidade, as ondas de infra-vermelhos e as ondas de satélite não são visíveis para o olho humano embora se possam detectar com os equipamentos adequados, também os 7 corpos energéticos que se estendem para além do corpo físico não são visíveis pela maioria das pessoas excepto pessoas com uma espiritualidade mais desenvolvida ou munidas de instrumentos como a máquina Kirlian mas apenas para as primeiras camadas da aura.

Corpo físico

O corpo físico consiste na manifestação mais tangível da nossa consciência. A sua função é estar no Aqui e no Agora, estar consciente daquilo que fazemos: falar, andar, comer, etc. Os problemas que atingem o corpo físico são a doença, o envelhecimento e a morte.

Corpo etérico

O corpo etérico consiste numa camada fina invisível, com cerca de 2 cm de espessura, a rodear o corpo físico. É neste corpo que a energia é reflectida quando flui através dos meridianos e dos chakras. A consciência neste corpo expressa-se em termos de sensações físicas como dor ou prazer. Muitos dos nossos sonhos podem ser encontrados no corpo etérico. Com a ajuda de mantras e símbolos podemos influenciar o funcionamento desta parte da aura. Este corpo está ligado ao chakra da raíz.

Corpo emocional

O corpo emocional tem uma forma oval e contém os 2 anteriores (corpo físico e corpo etérico). Este corpo reflecte os sentimentos e as emoções que sentimos. Emoções e sentimentos como alegria, esperança, amor, raiva, pena, tristeza, ódio, amargura, surpresa entre outros podem ser todos encontrados aqui. O corpo emocional está também ligado ao nosso passado o que pode causar problemas. Este corpo contém desejos do passado e esses desejos podem causar tensões. É importante aprender a lidar com as diferentes emoções ao longo do dia. Caso contrário, existe o risco de as mesmas serem suprimidas e armazenadas no corpo emocional o que poderá originar mais tarde diversos bloqueios e distúrbios levando a problemas médicos. Este corpo encontra-se ligado ao chakra das emoções.

Corpo mental

Todas as funções mentais, cognitivas, de memória, associativas, e que se concentram no chamado Centro Intelectual nascem do Corpo Mental. Para os que possuem Corpo Mental LUNAR, a sua cor é amarela e suas células são filamentosas (lembrando as células musculares). E para os que já fabricaram um Corpo Mental SOLAR, sua cor é como o ouro de mil sóis brilhantes.

Quando a Mente está sob forte carga (excesso de estudo, pensamento, raciocínio etc.) ou sofre um choque, proveniente de notícia terrível e forte, de acidente, de envenenamento, de magia negra, de radiação telúrica ou cósmica negativa, então esta tem as suas células filamentosas destruídas, em maior ou menor grau, criando assim “buracos” onde penetram energias deletérias ou larvas mentais, ocasionando as chamadas “doenças mentais”.

Muitas pessoas padecem de doenças mentais e a medicina comum, por mais eficiente e avançada que esteja, não consegue ajudar eficazmente. Alguns destes problemas poderão ser enxaqueca, zumbido nos ouvidos, labirintite, esquizofrenia, psicoses em diversos graus, falta de memória, danos cerebrais causados por acidentes, epilepsia etc.

O corpo mental tem como função adquirir conhecimento. O corpo mental reflecte a nossa mente lógica, a nossa parte racional, intelectual e uma forma activa de pensar.

Nós moldamos a nossa realidade através da nossa mente. A nossa mente é o construtor da nossa realidade. Reflecte a nossa capacidade de desenvolver a nossa aprendizagem e a nossa personalidade. A saúde mental e as doenças mentais reflectem-se a este nível. Conecta-se ao chakra do Plexo Solar.