Kundalini Yoga

O espaço Paulo Nogueira Terapias abre as portas ao Kundalini Yoga!

Kundalini Yoga em Lisboa

Kundalini Yoga em Lisboa

O Kundalini Yoga consiste num conjunto de asanas, kriyas, mudras, pranayama (técnicas de respiração) e meditação trazido ao Ocidente pela mão de Yogi Bhajan em 1969, primeiramente com o objetivo de tratamento de vícios (álcool, tabaco e drogas) e dependências. A cura de comportamentos obsessivos e compulsivos revelou-se extremamente bem sucedida com o Kundalini Yoga tendo o mesmo crescido em número de praticantes de forma significativa desde que começou a ser mais conhecido.

No entanto, não apenas a cura de dependência de substâncias químicas é endereçada como também a cura de dependência de tudo aquilo que promova outro tipo de restrições tal como a dependência de determinados relacionamentos amorosos onde o praticante aprende a deixar ir, a desapegar-se saudavelmente bem como familiares (pais e filhos demasiado apegados). O Kundalini Yoga promove o aumento de liberdade interior no indivíduo reforçando a sua auto-confiança, a sua segurança interna dado que numa aula são trabalhados todos os chakras, de forma a libertar-se de tudo aquilo que represente formas de gratificação instantânea como mecanismo de compensação de alguma situação negativa que o praticante esteja a passar na sua vida. Esses mecanismos de gratificação instantânea incluem sexo, álcool, tabaco, jogos de azar, internet, exercício físico obsessivo e excessivo, compras e comida (geralmente doces e fast food). Essa gratificação ocorre devido ao facto de serem libertados determinados neurotransmissores no cérebro que ativam a área cerebral correspondente ao prazer. No Kundalini Yoga, certos asanas concorrem para a activação desses mesmos centros sem os efeitos colaterais desses mecanismos de gratificação rápida.

A energia do Kundalini Yoga ativa o plexo solar, energizando-o. Quando o plexo solar está com pouca energia, a auto-estima da pessoa encontra-se diminuída bem como o seu senso de valor próprio e o seu poder pessoal. É nestas alturas que a compulsão por hábitos pouco saudáveis cresce e a busca por prazer se torna uma obsessão.

Duração: 1h30min
Valor mensal: 30eur (dá acesso a 4 aulas – 1 vez por semana)
Data: todas as terças-feiras
Horário: das 18:30 às 20:00
1ª aula gratuita!

Inscrição nas aulas de Kundalini Yoga

  1. (obrigatório)
  2. (email válido obrigatório)