As vantagens da meditação

A meditação relaxa o corpo e a mente, diminui a sensação de stress e proporciona uma maior clareza. Estas são, por si só, enormes vantagens, mas existem outras. Algumas podem surgir espontaneamente, quer esteja à procura delas, quer não; outras há, porém, que dependem do esforço investido. Isto porque a meditação pressupõe diferentes níveis.

Podemos aqui enumerar alguns dos benefícios físicos que se fazem sentir: redução da pressão sanguínea, menor tendência para comer demasiado, gestão mais controlada da dor crónica, auxílio no combate ao abuso do álcool e das drogas, e postura mais correcta e maior consciência do próprio corpo.

Relativamente aos benefícios psicológicos da meditação, poderemos referir os seguintes: melhor qualidade de sono, memória fortalecida, controlo mais eficaz das emoções perturbadoras, como a raiva e a ansiedade, reforço da tolerância no que diz respeito às outras pessoas e às irritações menores, apreciação mais profunda dos pequenos prazeres da vida e, como é óbvio, maior controlo da mente sobre os pensamentos. Muitas pessoas alegam também que, pouco depois de terem começado a fazer meditação, multiplicam-se os comentários por parte de familiares e amigos relativamente ao seu aspecto mais saudável e jovem; além disso, os colegas afirmam ser agora mais fácil lidar e trabalhar com estes «recém-meditadores».

A meditação traz igualmente notáveis benefícios a todos os interessados no desenvolvimento pessoal e espiritual – acedemos a um maior auto-conhecimento; compreendemos e aceitamos melhor a nossa maneira de ser; apreciamos intensamente a natureza; desenvolvemos uma profunda compaixão por todos os seres vivos, e uma imensa gratidão pela dádiva da vida.

Existem vários tipos de meditação: uns à base de mantras como na Meditação Transcendental, outros com base na respiração e outros com base em visualização como na Meditação das Rosas que todos os terapeutas de leitura da aura praticam antes de fazerem uma leitura da aura.

Paulo Nogueira Terapias

A rosa é o elemento central de limpeza na Meditação das Rosas

A Meditação das Rosas, método da Foundation for Spiritual Freedom, funciona com rosas plasmadas no plano astral. Esta meditação permite a limpeza da aura e a remoção dos bloqueios em cada chakra bem como melhora a proteção contra energias externas intrusivas e confere um melhor enraizamento o que nos permite estar mais no Aqui e no Agora.